O uso de perfumes remonta a milhares de anos, já que exemplares de fragrâncias foram descobertas no antigo Egito, no Império Romano, na Mesopotâmia e no Império Persa. Os perfumes eram usados para a higiene e limpeza, assim como em cerimônia e como um símbolo de nobreza.

Aqui vamos explorar a história do perfume em culturas ao redor do mundo, bem como sua criação e usos ancestrais.

História do Perfume no Mundo

As pessoas têm usado os perfumes de muitas maneiras diferentes ao longo dos tempos. Antes de ser um produto básico na indústria da moda, o perfume era usado para distinguir a nobreza. Em muitas culturas, somente as classes altas tinham acesso a produtos perfumados, pois estes eram caros e difíceis de serem encontrados.

A primeira fabricante de perfumes da história foi uma química chamada Tapputi. Histórias sobre ela foram encontradas em um bloco de barro da Mesopotâmia, datado do segundo milênio a.C. Ao longo dos tempos, diferentes civilizações utilizaram fragrâncias e perfumes de muitas maneiras interessantes.

Antigo Egito

As fragrâncias eram de grande importância na alta sociedade egípcia. Na verdade, a mitologia egípcia até menciona o deus Nefertem como sendo o senhor do perfume. Ele é geralmente representado carregando lírios de água, que eram um ingrediente comum em perfumes antigos.

Os egípcios faziam perfume destilando ingredientes naturais com óleos não perfumados. Os aromas mais populares eram derivados de flores, frutas e madeiras aromáticas locais. O incenso também era usado cerimonialmente e o comércio de incenso e mirra desempenhava um grande papel nas relações internacionais egípcias.

Diz-se que grandes líderes egípcios como a rainha Cleópatra e a rainha Hatshepsut usavam fragrâncias para perfumar seus corpos, aposentos, banhos e inclusive levaram perfumes com elas para o sepulcro.escultura em pedra de antigos persas e perfum

Antiga Pérsia

Os antigos persas não ficaram menos fascinados com o perfume. Eles dominaram o comércio de perfumes por centenas de anos e são creditados como os inventores de perfumes não baseados em óleo. Durante o período sassânida, a produção de fragrâncias e infusões era bastante predominante.

O perfume ocupava um lugar de destaque na nobre sociedade persa. Os reis persas costumavam ter seus próprios ” perfumes de marca ” os quais seus amigos e familiares não estavam autorizados a usar. Na verdade, o rei Persepolis Darius é normalmente retratado segurando seus frascos de perfume ou incenso. O rei Xerxes também é representado com as flores de Lírio do Vale, as quais eram muito utilizadas em fragrâncias.

Já foi documentado que os equipamentos de perfumaria e as fábricas de perfumes eram abundantes na antiga Pérsia e que eles adoravam experimentar diferentes perfumes e processos de destilação.

Roma Antiga

Os antigos romanos e gregos documentaram cuidadosamente seus processos de fabricação de perfumes, razão pela qual várias fragrâncias greco-romanas estão sendo recriadas hoje em dia. Uma dessas fragrâncias provém da mais antiga fábrica de perfumes do mundo, que data de aproximadamente 1850 a.C.

O antigo culto à Afrodite, deusa do amor, usava perfumes e aromas em seus templos e nos rituais de adoração. No entanto, o perfume não foi usado apenas para fins religiosos. Foi também uma grande parte da transformação de Roma que passou de uma pequena aldeia agrícola para um epicentro global.

Estimava-se que os romanos usavam cerca de 2.800 toneladas de incenso importado e 550 toneladas de mirra por ano. Estas fragrâncias eram usadas em seus banheiros públicos para perfumar a água e em itens de cuidado corporal como bálsamos, óleos e perfumes para pele e cabelo.

Alguns romanos, como Plínio o Velho, condenaram o uso de perfumes por causa de sua opulência e esbanjamento. Quando Roma caiu, tais luxos foram proibidos e os perfumes deixaram de ser populares na Europa por centenas de anos.

Índia e China antigas

Enquanto os europeus viraram as costas aos perfumes por algum tempo, outras culturas os utilizaram regularmente. Por exemplo, o perfume estava no coração dos rituais tântricos sagrados indianos, usados em cerimônias e em seus templos.

Os antigos chineses impregnavam muitos itens do dia-a-dia com perfume, como a tinta com que escreviam e a papelaria em que escreviam. Eles também usavam perfume em espaços particulares, como casas e templos.

Os chineses também usavam perfume para desinfecção e purificação, pois acreditavam que o perfume poderia ajudar a livrar os ambientes das doenças. Em geral, eles se dedicavam menos em ungir seu corpo com fragrância e mais em usá-la para perfumar o mundo ao seu redor.

Durante as dinastias Sui e Song, os chineses nobres começaram a usar perfumes pessoais, importando ingredientes através da Rota da Seda. Durante as dinastias Yuan, Ming e Qing, o uso de perfumes tinha começado a se espalhar entre o público. As fragrâncias orientais se concentravam fortemente em ervas e especiarias, muitas das quais também eram usadas para alimentação e medicamentos.

Europa Medieval e Renascença

Por volta do século XI d.C. durante as Cruzadas, os cruzados começaram a trazer materiais e técnicas de fabricação de fragrâncias de volta para a Europa. Eles adquiriram estes materiais no Extremo e Médio Oriente, incluindo a técnica de destilação de pétalas de rosa.

Durante a peste bubônica, os médicos usavam máscaras com “bico de pássaro”, cheias de ervas, especiarias e óleos para afastar a doença. A crença de que óleos aromáticos e materiais perfumados poderiam eliminar o “fedor da peste” ajudou a aumentar a popularidade do uso de fragrâncias na Europa medieval.

No século XIV d.C., os italianos tinham quase aperfeiçoado o processo de fabricação de perfumes e os perfumes líquidos começaram a substituir os sólidos. Marco Polo e suas equipes levaram de volta muitos aromáticos únicos de suas viagens que transformaram Veneza em um importante posto de comércio de fragrâncias.

Catherine de Medici, uma italiana rica que se casou com o rei francês em 1519, é frequentemente creditada por trazer perfumes para o resto da Europa. Seu perfumista italiano, René le Florentin, criou para ela um perfume de flor de laranjeira e bergamota. Outros nobres como a rainha Isabel da Hungria ajudaram a espalhar a popularidade do perfume por toda a Europa.

Foi aí que o perfume começou a se tornar um acessório de moda. Homens e mulheres europeus usavam perfume em seus corpos, roupas e perucas. As pessoas começaram a incorporar ingredientes mais complexos como âmbar-cinzento, civet e almíscar derivado de animais. Como tomar banho regularmente ainda era uma prática impopular, estes aromas eram usados para encobrir o cheiro dos odores do corpo. O cheiro do perfume estava na moda porque ajudava a distinguir as classes mais altas.

Origem e usos iniciais dos perfumes

Os métodos usados para criar perfume mudaram drasticamente ao longo dos tempos. Começando com a prática de carregar materiais perfumados em uma espécie de bolsa e terminando com o perfume líquido que temos hoje, a criação de perfumes e seus primeiros usos são fascinantes.

Como o perfume era feito originalmente

O perfume era feito com materiais naturais, como casca, madeira, raízes, folhas, flores e sementes. As primeiras evidências da fabricação de perfumes surgiram no Egito e na Mesopotâmia e depois chegaram aos Persas e aos Romanos.

Estas antigas civilizações muitas vezes transformaram materiais perfumados em bálsamos para usar em cerimônias religiosas ou para ungir seus corpos. Mirra e incenso eram extraídos das árvores e transformados em incenso, enquanto outras plantas como rosa e hortelã-pimenta eram infundidas em óleos.

À medida que as rotas comerciais se multiplicavam, uma maior variedade de aromas pôde ser usada, tais como especiarias e ervas exóticas. Estes itens eram frequentemente destilados em água e transformados em produtos de aromaterapia.

Os frascos de perfume começaram como recipientes feitos de madeira e argila e foram sendo substituídos ao longo dos anos por frascos de vidro coloridos. Vasos pintados à mão e até mesmo pedras preciosas ocas também eram usados para transportar perfume e fragrância.

Interessantes usos iniciais de perfumes

Cada cultura antiga tinha diferentes usos para os perfumes e fragrâncias. A maioria usava perfume e incenso em rituais, mas também eram usados para perfumar banhos e corpos. As fragrâncias eram também utilizadas em funerais por muitas culturas, mais notadamente nos egípcios.

Os perfumes também eram utilizados para fins de purificação. Os antigos chineses e europeus medievais acreditavam que as fragrâncias purificavam o ar e preveniam doenças. Os médicos antigos usavam os perfumes inclusive como medicamentos para tratar infeções e até mesmo doenças mentais.

Outros usos originais dos perfumes incluem o anti-envelhecimento e realce da beleza. Luvas perfumadas eram usadas e perfumes eram adicionados aos sabonetes para “limpar e fortalecer o corpo”.

Perfumes no mundo moderno

Os perfumes e fragrâncias atuais são usados por milhões de pessoas e são um acessório popular da moda. Os ingredientes naturais e sintéticos são usados para fazer perfumes completos que incluem vários níveis de aroma e diferentes notas complexas.

Há centenas de perfumes para escolher, incluindo os clássicos intemporais e os perfumes das celebridades(concebidos para rentabilizar o poder das estrelas). Os perfumes variam em preço desde os muito caros até os relativamente baratos e há também diferentes concentrações disponíveis.

Hoje, as lojas de perfumes com desconto são abundantes, tornando os perfumes acessíveis às massas. Elas não são mais exclusivas para os ricos e nobres. Usar perfume e colônia é agora uma maneira divertida de expressar seus gostos e estilo pessoal! Se você está se perguntando que fragrâncias estão disponíveis para comprar, você pode navegar pelos perfumes femininos e colônias masculinas na Zahra Perfumes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *